O que é
Dedo em mola ou dedo em gatilho, é o termo corrente para designar tenossinovite estenosante dos tendões flexores dos dedos da mão. Tem este nome pois o paciente quando tenta esticar o dedo atingido, há uma dificuldade inicial em o fazer após a qual o dedo estica rápidamente após um ressalto, dando a sensação que se soltou uma mola.
Para o seu correcto funcionamento, os tendões que fazem a flexão dos dedos das mão passam por umas estruturas em forma de anel chamadas polis, que funcionam como roldanas e mais não fazem do que guiar os tendões de forma a que possam deslizar correctamente na proximidade dos ossos e potenciar assim a sua acção.
O dedo em mola aparece quando a poli existente na base do dedo se torna espessada e de alguma forma dificulta o deslizar do tendão nessa zona. Por vezes nota-se uma tumefação nessa zona. A dificuldade do tendão passar na poli origina um processo inflamatório, com aumento de volume do tendão, o que dificulta ainda o seu movimento criando-se desta forma um ciclo vicioso.