O que é?
Dedo em martelo (mallet finger), é uma deformidade do dedo causada quando um tendão extensor está lesado ou por alguma razão deixa de exercer a sua função. Quando uma bola ou outro objecto atinge a ponta do dedo ou do polegar, a força lesiona o tendão ou provoca o arrancamento da sua inserção na falange distal.
Quadro clínico
O dedo fica geralmente doloroso e inchado. A ponta do dedo pode pender visivelmente. Ocasionalmente, existe um hematoma debaixo da unha.
Diagnóstico
Na maioria dos casos o exame clínico é suficiente. Habitualmente é solicitado estudo radiológico com o objectivo de despistar uma fractura grave ou desalinhamento da articulação.
Tratamento conservador
A maioria destas lesões pode ser tratada conservadoramente. No imediato, deve ser aplicado gelo local e elevada a mão.
Após a confirmação do diagnóstico, o dedo deve ser imobilizado com uma tala mantendo as articulações interfalângicas em extensão, de forma permanente e durante um período de oito semanas. Deverá manter-se o uso da tala durante a noite por um período adicional de quatro semanas.
Embora a recuperação funcional seja habitualmente aceitável, em muitos doentes persiste de forma definitiva algum défice de extensão.
Tratamento cirurgico
A correcção cirúrgica pode ser considerada quando os ferimentos também mostram uma fractura com um fragmento de dimensões consideráveis e com desvio importante. Nestes casos, a cirurgia é realizada reduzir e fixar o fragmento ósseo destacado.